"No livro do Génesis,
está escrito que Deus criou primeiro o homem, Adão, e depois a mulher,
Eva. E na Bíblia hebraica, as duas primeiras letras do nome de Deus, o
Tetragrama c v c y (Iod Hé Vau Hé) são o Iod y, que corresponde ao
princípio masculino, e depois o Hé c , que corresponde ao princípio
feminino. Os Iniciados colocaram assim o princípio masculino antes do
princípio feminino não por pensarem que o princípio masculino é mais
importante, mas porque respeitaram o simbolismo cósmico. Simbolicamente,
o princípio masculino representa o espírito, que é anterior a toda a
criação, e o princípio feminino representa a matéria sobre a qual ele
trabalha. Mas cada um precisa do outro: o espírito precisa da matéria
para se incarnar e a matéria precisa do espírito para ser animada,
vivificada. A criação é precisamente o resultado deste encontro do
espírito com a matéria.
E numa família não se pode dizer que o papel e a responsabilidade do pai são superiores aos da mãe. Ambos têm o mesmo valor, a mesma importância, pois são necessários os dois para gerar um filho."
E numa família não se pode dizer que o papel e a responsabilidade do pai são superiores aos da mãe. Ambos têm o mesmo valor, a mesma importância, pois são necessários os dois para gerar um filho."
"En el libro del
Génesis, se dice que Dios creó primero al hombre, Adán, y luego a la
mujer, Eva. Y en la Biblia hebrea, las dos primeras letras del nombre de
Dios, el Tetragrama c v c y (Iod He Vau He), son el Iod y que
corresponde al principio masculino, y después el He c que corresponde al
principio femenino. Si los Iniciados han colocado de esta forma el
principio masculino delante del principio femenino, no es porque
pensaran que el principio masculino tiene mayor importancia, sino porque
se han inclinado ante el simbolismo cósmico. Simbólicamente, el
principio masculino representa el espíritu, que es anterior a toda la
creación, y el principio femenino representa la materia sobre la cual
trabaja. Pero cada uno necesita del otro: el espíritu necesita de la
materia para encarnarse, y la materia necesita del espíritu para ser
animado, vivificado. La creación no es más que el resultado de este
encuentro del espíritu y de la materia.
Y en una familia, no puede decirse que el papel y la responsabilidad del padre sean superiores a los de la madre. Los dos tienen el mismo valor, la misma importancia, ya que ambos son necesarios para dar a luz a un niño."
Y en una familia, no puede decirse que el papel y la responsabilidad del padre sean superiores a los de la madre. Los dos tienen el mismo valor, la misma importancia, ya que ambos son necesarios para dar a luz a un niño."
"In the book of
Genesis we are told that God created the man, Adam, first and then the
woman, Eve. And in the Hebrew bible, the first two letters of the name
of God, the tetragramme c v c y, are yod y, corresponding to the
masculine principle, and then he c, corresponding to the feminine
principle. Initiates placed the masculine principle before the feminine
in this way, not because they thought the masculine principle was more
important, but because they were deferring to cosmic symbolism.
Symbolically, the masculine principle represents the spirit, which
preceded the whole of creation, and the feminine principle represents
matter, upon which the spirit works. But they both need each other:
spirit needs matter to give it flesh, and matter needs spirit to bring
it to life. Creation is simply the result of this meeting of spirit and
matter.
And in a family you cannot say that the role and responsibility of the father are greater than those of the mother. The two are of equal value, of equal importance, since both are needed to give birth to a child."
And in a family you cannot say that the role and responsibility of the father are greater than those of the mother. The two are of equal value, of equal importance, since both are needed to give birth to a child."
Omraam Mikaël Aïvanhov
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