domingo, 17 de maio de 2009

O Velho que nunca amou



Contam que o santo Bajezid Bistami estava falando a uma grande e atenta platéia. Todos os presentes, velhos ou jovens, estavam fascinados com as suas palavras. No auge deste encantamento, quando o seu discurso enlevava a todos, entrou um fumador de ópio, e com a fala algo arrastada disse: - Mestre, o meu burro perdeu-se . Ajuda-me a encontrá-lo. - Paciência, meu filho, eu vou achá-lo - disse-lhe Bajezid Bistami, continuando o seu sermão. Após algum tempo, enquanto ainda discursava, perguntou aos presentes: - Existe alguém entre nós que nunca amou? - Eu - disse um velho levantando-se - eu nunca amei ninguém, desde a minha mais remota juventude. Nunca o fogo da paixão consumiu a minha alma. Para que não turvasse a minha mente, nunca deixei o amor ocupar o meu coração. O venerando Bajezid Bistami voltou-se então para o fumador de ópio que pouco antes o havia interrompido e disse-lhe : - Vê, meu filho, acabo de achar o teu burro.! Pega-o e leva-o daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário