quinta-feira, 9 de abril de 2009

O pão e o vinho


"Como compreender as palavras pronunciadas por Jesus durante a última refeição que ele tomou com os seus discípulos? Ele abençoou o pão e o vinho e deu-lhos, dizendo: «Comei, pois isto é minha carne. Bebei, pois isto é o meu sangue... Aquele que come da minha carne e que bebe do meu sangue tem a vida eterna.» O pão e o vinho são dois símbolos que já eram conhecidos e utilizados muito antes de Jesus. Eles resumem toda a Ciência Iniciática, que é a ciência dos dois grandes princípios cósmicos: o princípio masculino, simbolizado pelo pão, e o princípio feminino, simbolizado pelo vinho. Estes dois princípios trabalham conjuntamente em todas as regiões do Universo. E, se aprofundarmos mais o seu significado, descobriremos que o pão e o vinho são dois símbolos solares. Para lá do pão e do vinho físicos, há que ver as duas propriedades do sol: o seu calor e a sua luz. O calor do sol espiritual é o amor e a sua luz é a sabedoria. Por isso, Jesus queria dizer: «Aquele que come a sabedoria e bebe o amor tem a vida eterna.»"


Omraam Mikhaël Aïvanhov

2 comentários:

  1. Mak,

    Vou ler seu texto no almoço de Páscoa... belíssima explicação !!!

    Aliás belíssima também sua percepção da tristeza deixada lá no meu cantinho !!!
    Você é o máximo...

    Tenha uma Páscoa linda...

    Um beijo e um sorriso,

    Solange

    http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

    ResponderEliminar