sexta-feira, 19 de julho de 2013

Orgulho - o maior perigo no caminho da evolução - Orgullo - el peligro más grande en el camino de la evolución - Pride - the greatest danger on the path of evolution


"Na nossa vida quotidiana, nunca se deve perder de vista que quem diz “eu” não é sempre o mesmo. Através de quem diz “eu”, muitas vezes é a natureza inferior que se exprime. Mas nós também podemos dizer “eu” enquanto portadores da Divindade. Só que nesse momento devemos estar particularmente vigilantes, para que não haja orgulho algum nesse “eu”, pois o orgulho é um dos maiores perigos que ameaçam o ser humano no caminho da evolução.
Isso foi compreendido por Santo António que, diz-se, foi perseguido pelo diabo até no deserto. Noite após noite, o diabo submeteu-o a provações, de que António saiu vitorioso. Obrigado a reconhecer a sua derrota, o diabo, despeitado, disse-lhe: «António, venceste-me!» Quase a responder: «Sim, eu venci-te!», António, de súbito, tomou consciência da situação e disse: «Não, foi o Cristo que te venceu através de mim.» Tinha passado a última prova: deixara o seu Eu superior, o Cristo, manifestar-se."

"En nuestra vida cotidiana, no hay que perder nunca de vista que aquél que dice «yo», o «mí» sea siempre el mismo. A través del que dice «yo», muy a menudo es la naturaleza inferior la que se expresa. Pero también podemos decir «yo» como portadores de la Divinidad. Sólo que, en ese momento debemos estar particularmente vigilantes, con el fin de que no haya ningún orgullo en ese «yo», puesto que el orgullo es uno de los peligros más grandes que amenaza al ser humano en el camino de la evolución.
Esto es lo que había comprendido san Antonio, de quien se dice que el diablo le persiguió hasta el desierto. Noche tras noche, el diablo lo sometía a pruebas de las cuales san Antonio salió victorioso. Obligado a reconocer su derrota, el diablo, enfurecido, le dijo: «¡Antonio, me has vencido!» Cuando iba a responder: «¡Sí, te he vencido!» Antonio, de repente, se contuvo y dijo: «No, a través de mí es Cristo quien te ha vencido.» Había pasado la última prueba: dejó que su Yo superior, Cristo, se manifestase."

"In our daily life, we must never lose sight of the fact that when someone says ‘I’ or ‘me’, it is not always the same being speaking each time. Often it is the lower nature expressing itself through that person. But we can also say ‘I’ as bearers of the Divine. Only, we have to be particularly careful that there is no pride in this ‘I’, for pride is one of the greatest dangers threatening human beings on the path of evolution.
Saint Anthony understood this: the devil is said to have followed him into the desert and to have subjected him night after night to tests, from which he emerged victorious. Piqued, and forced to acknowledge defeat, the devil said to him, ‘Anthony, you have beaten me!’ About to reply, ‘Yes, I have!’, Anthony suddenly checked himself and said, ‘No, it was Christ who beat you through me.’ He had passed the last test by allowing his higher self, the Christ, to show itself."

Omraam Mikaël Aïvanhov




Sem comentários:

Enviar um comentário